segunda-feira, março 17, 2014

SCP 1-0 FCP: análise ao clássico

Jogo de duas partes bem distintas (face o cliché).
Na 1a parte, Sporting até entrou ligeiramente melhor, a fazer pressão alta e a tirar partido de 2 centrais do Porto muito nervosinhos. Mas tudo mudou quando começou a aparecer o endiabrado Quaresma, que fez o que quis de Cédric, mandando uma bola à barra numa ocasião e servindo na perfeição Varela em outra. O Sporting acabou a 1a parte sem nenhuma ocasião de golo digna desse nome, frutos de 2 extremos (Mané e sobretudo Capel) altamente desinspirados.

Contudo a 2a parte foi bem diferente, com o golo de Slimani logo a abrir, aos 51m.
O Porto não esboçou grande reação e o antes endiabrado Quaresma desapareceu, para o que contribuiu um Cédric bem mais agressivo a defender e o facto de haver quase sempre alguém a ajudar cada vez que Quaresma tinha a bola. Adrien e William estiveram bem mais atuantes que na primeira parte e também ajudaram a conter a reação tímida do Porto.
Em resumo, o Sporting conseguiu ser uma equipa bem mais coesa na 2a parte e aproveitou uma das poucas oportunidades de golo que teve, ao contrário do Porto que não aproveitou um enorme deslize de Patrício.

Destaques do SCP:

- William Carvalho: impressionante a classe deste senhor e forma como consegue proteger a bola, impedir que lha tirem e soltá-la sem grandes floreados. Um posicionamento e leitura de jogo exímios completam o pacote. Estava a fazer uma 1a parte discreta mas pareceu com bem maior relevo na 2a parte.

- Adrien: já percebi que isto não é consensual mas eu acho que este gajo fez um JOGÃO!! O que William tem de classe, Adrien tem de esforço e suor. O que Adrien corre sobretudo sem bola e a forma como pauta o jogo ofensivo do Sporting são impressionantes. Na minha opinião, tem tanta ou mais influência no jogo do Sporting do que William.

- Slimani: não lhe peçam grandes virtuosismos ou que saia a fintar mas metam-lhe a bola na cabeça que ele resolve.

- Dier/Rojo: exibição praticamente sem falhas dos centrais do Sporting. Rojo conseguiu ter a cabeça fria que normalmente lhe falta nos clássicos. Dier até começou o jogo meio a medo mas na 2a parte fez-se gigante e conseguiu inclusive tirar um golo feito dos pés de Jackson.

Spoooooorting!!!!

Sem comentários: