segunda-feira, março 10, 2014

Futebol: é disto que o meu povo gosta!

De ver futebol?! De falar dos melhores golos, das melhores jogadas ou de discutir as táticas mais acertadas?
Naaa! Nada disso. A malta gosta é de falar dos árbitros, de passar a semana inteira a discutir os supostos lances polémicos do último fim-de-semana e de dizer que este ou aquele anda a ser levado ao colo.

E portanto é isto que a nossa comunicação social nos dá: capas de jornal, artigos de opinião e programas de TV em catadupa a discutir arbitragens.

Os árbitros portugueses são fracos? Diria que sim, e muito. Estão todos a serviço do "sistema", seja lá o que isso for, ou do clube X ou Y? Não sei dizer. O que me parece é que na média os clubes grandes são beneficiados, mesmo que neste ou naquele jogo possam ser pontualmente prejudicados.

Mas sendo um dado adquirido que os árbitros são fracos, outro dado adquirido é que o "jogo" não me parece muito justo. Isto porque andam durante 90 mins 22 gajos a tentar enganar os outros 3.

E é isso que me revolta, o facto do futebol português estar cheio de artistas que acham que são "jogadores da bola" mas em vez de se concentrarem em jogar à bola, parecem bem mais preocupados em enganar os 3 otários de preto que lá andam.

Vem isto a propósito do disputadissimo Setubal-Sporting de hoje, onde, só para dar alguns exemplos: (i) um tal de Ricardo Horta (19 aninhos) passou o jogo todo a mandar-se para o chão cada vez que tocavam no menino, (ii) um tal de Diego Capel deixou-se ficar para trás para ser tocado pelo adversário para que fosse assinalado penalty e (iii) um tipo qualquer do Setúbal que nem quero saber o nome preferiu simular uma falta e atirar-se para o chão em plena grande área do Sporting e assim sacar o penalty.

Mas a comunicação social, os dirigentes, os treinadores ou as pessoas que supostamente gostam de futebol falam disto? Claro que não, é muito mais fácil criticar os 3 otários do que tentar mudar algo que já quase cultural: a "chico-espertice".

Os árbitros portugueses são fracos? Sim, são mas convenhamos que tudo o resto também não ajuda.

Vou ali ver futebol inglês e já venho...

Sem comentários: