sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Para quem estiver a considerar namoros à distância...

Para quem andou 4 ou 5 anos (ou mais) a estudar gestão, economia ou algo do género, é sempre gratificante ver serem utilizados conceitos da área para explicar alguns dos problemas mais mundanos do nosso dia-a-dia.

É isso mesmo que faz Tim Harford, que trabalha no Banco Mundial e escreve semanalmente uma coluna no Financial Times intitulada "Dear Economist", onde responde em "economês" a algumas questões colocadas pelos leitores.

Foi com esse mesmo tom ligeiro que o sr. escreveu o livro “The Undercover Economist", que ao que parece vem na mesma linha do popular "Freakonomics", de Steven Levitt, editado no início de 2005 (vai ser com certeza um dos "pelo menos 10 livros" a ler este ano).

Aqui fica um exemplo com piada, de uma resposta a uma senhora que não sabe muito bem como há de gerir um relacionamento à distância.

Já agora aqui fica também o endereço do blog do dito sr.

6 comentários:

Anónimo disse...

Ena ena! Vejo que ja andas a aprender umas coisas com o que te mando! Viva a globalizacao:a informacao vem do Canada, passa pela Tunisa e segue para Portugal! (Marina)

coppola disse...

Sem dúvida, aprender gestão não pelas teórias em si mas pela futura aplicação prática.

De facto, o blog do dito Sr. merece uma visita regular!

Recomenda-se!

Cláudio Guerra disse...

Pois, tudo isso é muito giro! Mas eu deixo apenas duas perguntas no ar:

1º Será que existe alguém tão racional ao ponto de não se deixar influenciar pelos sentimentos?

2º E se existe, então esse tipo de relação não lhe fará a minima confusão porque terá a frieza necessária para simplesmente não se deixar afectar, certo?

Existe uma pequena diferença entre a natureza fria, calculista e racional da gestão/economia e a natureza imprevisivel, absorvente e quente dos nossos sentimentos que são no final o motivo das relações. Digo eu...
NO entanto achei divertida a abordagem.
embrace

Alex disse...

mas q careta q este gajo me saiu!

obviamente q a abordagem pretende sobretudo ser lúdica. isto não significa contudo q n se possa retirar algum valor acrescentado das explicações do sr.Harford.

tens q ir ler aquele onde ele responde a uma pessoa q diz q n se sente bem a sacar filmes da net mas q tb n tem tempo p os ir ver ao cinema.

Cláudio Guerra disse...

ok! ok!
Vá, não fiques chateado... Era só para as milhares de pessoas que leem diariamente o teu blogg não se deixarem iludir.. eheh
Como é óbvio achei bastante divirtido..
embrace

Anónimo disse...

shortly vindevogel pluralism letter candied reconstruct beets attain speeds utilizes photostatic
semelokertes marchimundui