segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Ninguém leva a mal.......ou sim!

Mas alguém é capaz de me explicar porque é que de algum tempo para cá parece que se tornou moda dizer que se "odeia o Carnaval"? Será só para ser contra a corrente?

As pessoas que me conhecem sabem que para mim qualquer desculpa para festa é uma boa desculpa. Depois, se essa desculpa envolve um feriado nacional tanto melhor.

Além disso, desculpem lá mas a velha conversa do "dia do ano onde podes fingir ser uma pessoa diferente" comigo até pega. Qual é o problema de entrar um bocadinho no campo do imaginário e ao mesmo tempo relembrar os tempos de criança em que todos nos mascarávamos?

A minha explicação pseudo-freudiana básica para as pessoas que "odeiam o Carnaval" é que essa atitude é provavelmente reveladora de um qualquer trauma de infância, quase de certeza relacionado com uma partida de Carnaval que até hoje ainda não foi digerida. "Ah e tal, mas já quando eu era pequenino nunca me mascarei". Nesse caso, os culpados serão provavelmente os vossos pais que quase de certeza deviam ser eles a ter o tal trauma de infância.

Eu até posso fazer um esforço para tentar perceber que não se goste do Carnaval (ok, já chega, não consegui) mas que se "odeie"?! Disse e repito, quanto mais não seja é uma desculpa para ir para a rua festejar, para estar com os amigos, para fazer palhaçadas para as quais não há grande desculpa nos outros dias do ano. Ok, não querem ter o trabalho de se mascarar, não se mascarem mas ao menos festejem caramba!

Eu, pela minha parte, já decidi o meu disfarce e vou para Torres Vedras, para o dito "Carnaval mais antigo e mais português de Portugal" (seja lá o que isso signifique). O registo fotográfico será concerteza vasto por isso aguardem as fotos.

Já agora, se querem "odiar" o Carnaval, ao menos façam-no informados e leiam o que a Wikipedia tem a dizer sobre as origens da festa.

11 comentários:

Cláudio Guerra disse...

E para aqueles que acham que não existe nada de especial neste dia que não possam fazer o ano inteiro, como eu!! Ou seja o carnaval para mim é sempre que o homem quiser pois a palhaçada é comigo, então divirtam-se apenas com as figuras dos outros!! é o que eu irei fazer...
embrace

Anónimo disse...

opah eu nao odeio o carnaval, simplesmente nao axo grande piada, mas gosto de ver os outros a divertirem-se, por isso mano nao sou cortes, apenas nao tou com disposição de máscaras, coisa k axo k já usamos todos os dias com quase todas as pessoas (uhm pensamento fundo, lol) diverte-te e dps deixa ver as fotos

Anónimo disse...

Por acaso eu até acho bastante piada ao Carnaval e a mascarar-me. Infelizmente, parece que aqui para estes lados não se festeja. Portanto, resta-me desejar que se divirtam por aí. Bom Carnaval!

Johanna disse...

Vá, este post foi dedicado a mim, não foi? :P Pois bem, eu nunca achei piada ao Carnaval, nem quando era miúda! Mascarei-me umas 3 vezes e nunca foi propriamente do que eu me queria mesmo mascarar (se calhar mais um motivo para não gostar do Carnaval).
Não gosto dos ovos, dos desfiles, de andar com confetis presos no cabelo, a arrastar serpentinas nos pés, de levar com balões de água. Não acho piada, pronto.
E quanto ao "ser outra pessoa por um dia", para isso já ando no teatro, como sabes, e gosto bastante. Agora andar a desfilar na rua vestida de fada, pá... poupem-me.

São gostos. :)

Anónimo disse...

Quero apenas esclarecer um ponto: o dia de Carnaval não é feriado nacional! É um feriado facultativo!
Por isso o Governo delibera se há tolerância de ponto ou não!
As empresas também podem decidir se dão ou não o dia... e eu cá estou a trabalhar!

Beijinhos, Inês

Alex disse...

Claudio, desafio-te então a andares mascarado nos outros 364 dias do ano e já agora com um disfarce diferente em cada dia.

joaninha, eu bem disse q devia haver um trauma qq por trás da tua conversa.

inês, agradeço o esclarecimento. a partir de agora vou passar a valorizar mt mais sempre q me derem o dia aki no banco.

mana, deixa-te lá mas é de pensamentos profundos e vai para a rua curtir!

Anónimo disse...

ahh e tal!!! entao e fotos?

aqui nao ha Carnaval e ponto final, o que nao deixa margens a essas divergencias.

Mesmo tentando encontrar qq elemento para o nosso jantar de Carnaval nao se encontrou nada.

Valeu a musica brasileira para fazer lembrar o Carnaval!

Anónimo disse...

odeio o Carnaval!

Anónimo disse...

Esta moda de andar p'raí a odiar dias é engraçada. Penso que deve ter começado quando uma rapariga virou mulher e passou a dizer que odiava o dia de anos! Depois vieram os problemas de dinheiro e virou moda odiar o Natal e, naturalmente, a Páscoa para quem tiver afilhados. Em relação ao Carnaval, muitas pessoas passam o ano inteiro a fingir que são algo que não são (soa um bocado a cliché eu sei :P ) e quando têm hipótese de serem aquilo que gostariam de ser e gozar um bocado -> odeiam o Carnaval ...

Sem querer entrar novamente na discussão AbortoSimNão, também deve haver por aí muita gente a odiar o dia do pai e o dia da mãe!

Quanto a mim, o Carnaval foi óptimo: pelo 2º ano consecutivo, disfarcei-me de piloto e fui ver o Carnaval à Nazaré a 1500' de altitude (pelo menos a vista é sempre boa) :D

Cumps

Cláudio Guerra disse...

Aqui estou novamente!!
Mas desta vez, só para te dizer que quando falava das palhaçadas nos restantes dias do ano, isso não implica necessariamente que me tenha de mascarar!! Aliás, até pelo contrário porque nunca precisei de uma mascara para esconder as minhas palhaçadas e muito menos para justificar a minha criancice.. eheh =)
embrace

Johanna disse...

E fotos do teu Carnavala, para quando?? ;)