sexta-feira, junho 06, 2014

I Liga edição 2013/2014: o balanço

Bem sei que já está toda a gente com a cabeça no Mundial mas ainda assim não quis deixar de fazer o meu balanço da última edição da Liga Portuguesa, mais particularmente no que respeita aos 3 grandes:

- S.L. Benfica: não vou entrar em considerações sobre se mereceu ou deixou de merecer ganhar. Simplesmente ganhou e com uma margem relativamente confortável, com mais 7 pontos que o 2o classificado.
Já se sabia à partida  que tinha o plantel mais completo dos 3, mas isso estava longe de garantir alguma coisa, sobretudo com as convulsões à volta de Jesus no início da época. Mas foi justamente Jesus que revelou ter aprendido com os erros e foi bem mais pragmático na abordagem aos jogos e rodou muito mais a equipa do que havia feito no ano passado.
Fica a nódoa de ter sido eliminado na fase de grupos da Champions num grupo perfeitamente acessível.

- Sporting C.P.:  depois da época terrível no ano anterior, o saldo não pode deixar de ser positivo. Ainda assim a época teve duas metades bem distintas. Na 1a metade, com Montero em todo o seu esplendor, dava gozo ver o Sporting jogar à bola, conseguindo inclusive algumas belas goleadas. Na 2a metade, as limitações de um plantel que já se previa curto acabaram por vir ao de cima ao que se juntou o fim do fulgor do goleador Montero. A época acabou com um pragmatismo exagerado na gestão de algumas vitórias. E também sem termos dado oportunidade aos miúdos da B para se mostrarem, isto numa altura em que já não havia nada a ganhar. Sinceramente não percebi esta postura da parte de L.Jardim. E também por isso custou-me um bocadinho menos vê-lo ir embora.

- F.C.Porto: a aposta arriscada em "Licás e Josués", aliada a um treinador ainda com poucas provas dadas acabou por se revelar desastrosa. Os mexicanos Reyes e Herrera e o colombiano Quintero, que não foram propriamente baratos, também não mostraram grande coisa Por último, a saída de Lucho a meio da época, por "troca" com Quaresma teve efeitos bem mais nefastos do que se esperava, deixando o balneário sem nenhuma liderança visível. Valeu Jackson, que apesar do menor fulgor, chegou para ser o melhor marcador da Liga.

E pronto, agora sim posso me concentrar na Copa. 

LET THE GAMES BEGIN!!!

Sem comentários: