quinta-feira, setembro 08, 2011

A Cidade Maravilhosa

Após cerca de 3 meses a viver nesta cidade, declaro-me rendido à Cidade Maravilhosa.

A minha estadia no Brasil começou no início do ano na cidade de São Paulo. E confesso que gostei. Estava a morar em Jardins, um dos bairros mais agradáveis da cidade, e a walking distance da faculdade, portanto não sofria de um dos maiores males de São Paulo, o trânsito.

O que gostava, e gosto, de São Paulo é o seu "lado Nova York", ou seja, é uma cidade com opções intermináveis em termos de bares, restaurantes e "baladas" e além disso funciona praticamente 24h por dia. Mais ainda, eu achava, e ainda tenho um pouco essa impressão, de que em São Paulo é mais clara a fronteira entre os lugares onde é relativamente seguro ir e aqueles lugares mais arriscados. Isto ao contrário do Rio de Janeiro, onde dada a proximidade com as favelas, a fronteira não é tão clara e a mistura é maior.

Contudo, independentemente das estatísticas sobre segurança (que de fato confirmam São Paulo como relativamente mais segura) não há como resistir aos encantos de uma cidade como o Rio, onde:

  • a temperatura quase nunca vai abaixo dos 15ºC e semana sim semana não chega aos 30ºC - o que permite arrumar casacos e cachecóis numa gaveta bem fundo e ter os chinelos, t-shirts e calções sempre à mão
  • a praia está a 3 "quadras" de casa numa direção
  • a bonita Lagoa Rodrigo de Freitas está à mesma distância na outra direção
  • existem as paisagens mais espetaculares que já vi num ambiente urbano


Mais palavras para quê...Come to Rio!

Sem comentários: