terça-feira, janeiro 28, 2014

Alcina is back...or not...

Passada metade do campeonato (e +1 jornada), achei que era altura de organizar as ideias, fazer 1 balanço e também arriscar alguma futurologia.

Sporting C.P.:
Sinal +: 
Depois da miserável época passada, provavelmente nem os mais optimistas estariam à espera de tão bons resultados e nível exibicional. É tanto mais surpreendente considerando que jogadores como Adrien e Cedric já cá estavam e outros, como Maurício e Wilson Eduardo (não sou o maior fã mas reconheço que tem sido útil), ninguém dava nada por eles. Além destes, Montero, Slimani e Jefferson têm sido mui agradáveis surpresas. William Carvalho é um verdadeiro MONSTRO a jogar à bola!
Leonardo Jardim também não se tem portado mal, apesar de achar que lhe falta um pouco de ambição nos jogos contra os grandes e de não perceber algumas opções, como por exemplo a insistência em André Martins ou a falta de aposta em alguns "putos", como por exemplo Ricardo Esgaio.

Sinal (-): 
Apesar de só estar a competir no Campeonato, o plantel é curto em alternativas. Montero parece andar mais apagado ultimamente e apesar de gostar de Slimani, acho que o primeiro é muito mais completo. André Martins não consegue aguentar mais de 45 mins a um bom nível e Vitor também não conseguiu agarrar o lugar. Já perdi a esperança em Carrillo e Wilson Eduardo é apenas útil como tapa buracos.

Incógnitas/Riscos: 
Carlos Mané pode revelar-se mais uma boa surpresa. Para mim, era já apostar nele "com força toda", em detrimento de Carrillo ou Wilson Eduardo. Num plantel já de si curto, as imprevisíveis lesões podem causar ainda mais estragos.

S.L.Benfica:

Sinal +: 
Apesar da saída de Matic, o plantel continua a ser o melhor dos 3 grandes. E ainda faltam Salvio e Cardozo. Enzo é um "jogadorzaço". Rodrigo, se não sair, parece que vai finalmente afirmar-se. Oblak, se continuar na baliza, parece-me aposta bem mais segura que Artur. E Jesus, apesar dos defeitos, não passou a ser mau treinador de um dia para o outro...

Sinal (-): Lima nem parece o mesmo da época passada. Artur compromete cada vez mais. Por muito que simpatize com o Ruben Amorim, não irá certamente fazer esquecer a saída de Matic.  Djuricic e Sulejmani custam a pegar na equipa, ainda que o primeiro já tenha dado alguns sinais positivos.
.
Incógnitas/Riscos:
Não sendo mau treinador, Jesus pode ser que tenha o prazo de validade vencido. Resta perceber até que ponto os jogadores ainda estão com ele. Ainda não percebi se Ivan Cavaleiro é "jogador". Espero que não. O mesmo se aplica a mais uns quantos miúdos da B.

F.C.Porto:

Sinal +: 
Como "em terra de cegos, quem tem olho é rei", a entrada de Quaresma já começou a surtir efeitos (não consigo deixar de torcer um pouco pelo cigano). Já não havia grandes dúvidas mas Alex Sandro e Danilo são mesmo dois dos melhores laterais da Liga. Jackson irá certamente terminar como um dos 2 maiores goleadores do Campeonato. Carlos Eduardo parece ter toque de bola. Mais que tudo isto, a cultura de "deixar tudo em campo" continua lá.

Sinal (-): 
Herrera não pegou até agora e duvido que pegue. Lucho saiu e com certeza irá fazer falta. Paulo Fonseca não me convence bem como as suas opções incompreensíveis, como por exemplo insistir em Licá em detrimento de Kelvin e a falta de oportunidades dadas a Ghilas. Pode ser que a teimosia e insistência na mensagem "somos melhores que os outros e por isso não despedimos treinadores a meio da época" ainda custe caro a este FCP. Espero que sim.

Incógnitas/Riscos: 
Até onde pode ir Quaresma? E Quintero, ainda é recuperável? Paulo Fonseca fica mesmo até ao fim?


Nem vou tecer grandes comentários sobre o Braga. Teria que fazer uma recuperação miraculosa para voltar a entrar na corrida e não me parece que Jesualdo seja gajo nem que tenha equipa para isso.
Também não vou voltar a fazer prognósticos sobre as posições no fim do campeonato. Sinceramente, acho que "pode dar"  para qualquer um dos 3 grandes.

2 comentários:

Rodolfo disse...

Ora viva meu caro, vi este teu post por acaso, e deixo aqui alguns comentários, já "viciados" pelo derby de ontem...

SPORTING:
- Estou verdadeiramente fã do L. Jardim, pelo que tem feito no Sporting, já tinha feito no Braga e Olympiakos (tirando os affaires extra na Grécia :)) e pela postura que tem no futebol. Tem falhado nos grandes jogos, mas também não será pedir demais? No derby, teve bastante azar com o adiamento, pois retirou-lhe todo o efeito surpresa que as alterações táticas podiam ter tido.

- Acho piada à febre que existe em Portugal para catalogar uma equipa de "Candidato". E também aí o treinador tem estado impecável.

- William Carvalho: realmente é um jogador impressionante. Ás vezes até dá pena ele ter instruções para não subir no terreno. Ontem fez imensa falta. Penso que poderá dar um box-to-box de nível mundial - o nosso Patrick Vieira. Posição 6 de Portugal no mundial é dele!

- Slimani: atenção, suspeito que este rapaz saiu melhor que a encomenda. Embora ontem tenha sido anulado - também não teve jogo - tem pormenores de grande jogador.

- Capel na direita: igual a zero. Não entendo a insistência nesta opção, até porque na esquerda Capel pode ser um jogador muito útil a esticar o jogo, especialmente em jogos como o de ontem.

- BdC: uma mistura de gestor e adepto. Tem feito um grande trabalho a "limpar a casa", mas tenho dúvidas quanto à estratégia de entrar "contra tudo e contra todos", às vezes um bocado tonta (não ganhou nada em entrar em atrito qd jogou no Dragão p.ex.).

BENFICA:
- Embora tenha ganho poucos títulos, há que dar o mérito a JJ – depois de um início de época muito pobre, está novamente a reinventar a equipa, numa espécie de 4-4-2 cheio de dinâmica, superando as ausencias de Matic e Salvio. A nível interno parece ser suficiente para ser o maio candidato ao titulo neste momento.

- Gaitan é (finalmente) um jogador fundamental na equipa e Rodrigo tem voltado a mostrar toda a classe que tem.

- Custa ver Markovic amarrado à direita e com tarefas defensivas, mas o certo é que tem conseguido dar equilíbrio à equipa.

- Mas acima de tudo, Enzo Perez é neste o jogador mais importante na equipa (e mostrou-o no derby). Com a saída de Matic e o raio de ação mais curto de Feijza, é nele que recaem todas as responsabilidades de empurrar o jogo no meio campo.

- Gosto de Siqueira, se não tiver lesões, penso que é o lateral que o Benfica procurava há muito tempo.


PORTO:
- É sabido que não tem um plantel ao nível de outros anos, mas ainda assim tem equipa para mostrar mais qualidade de jogo. O que espanta mais é a insegurança e a incapacidade para controlar os jogos que tem revelado, tendo uma defensa + trinco de nível mundial, e jogando com dois médios mais atrás. E os jogadores continuam a mostrar falta de confiança.

- Sou um dos portistas que não gosta de Quaresma, e muito menos da forma como entrou na equipa. É certo que ainda tem capacidade para resolver, mas revela cada vez mais incapacidade para se envolver no jogo da equipa, emperrando o jogo sucessivamente. E limita o jogo do lateral com quem jogar, pois não ajuda a defender.

- Defour continua a ser o patinho feio, mas é para mim dos jogadores que dá mais equilíbrio à equipa, e Carlos Eduardo tem classe embora precise de ser mais agressivo.

- Gosto de Licá, não é um génio mas é o único extremo com capacidade para aparecer a finalizar, tarefa normalmente atribuída apenas a Jackson. Gosto também de Ghilas, uma espécie de Benzema do nosso campeonato. Mas não tem beneficiado do momento da equipa e dos poucos minutos por jogo.

- Quintero tem estado demasiado afastado. Não sei onde encaixaria num melhor 11, mas é claramente jogador para jogar mais segundas partes.

- Ainda assim, ainda estamos na luta. Pode ser que no último terço de campeonato a equipa se encontre. Mas é melhor desta vez não ficarmos à espera do minuto 92… ;)

Abraço!

Rodolfo

Alex disse...

Não gostas do Quaresma mas gostas do Licá?!

Um pouco como tu, também acho que qualquer 1 dos 3 plantéis é suficiente para ganhar o campeonato.
a experiência do Benfica no ano passado diz-nos que provavelmente ganhará quem conseguir ser mais regular e não quem for mais espetacular.