terça-feira, março 05, 2013

Livros: "Contagem decrescente", de Ken Follett


Sinopse: A história descrita no livro decorre no ano de 1958, no auge da Guerra Fria. A personagem principal é um americano que acorda um dia afectado por uma crise de amnésia. E este americano desempenha um papel essencial na corrida para o espaço, disputada pelos EUA e União Soviética. Só que a certas pessoas convém que a amnésia se mantenha o mais tempo possível.

Comentário: a ação do livro desenrola-se em dois planos intermitentes: o "presente", onde a personagem principal vai lentamente recuperando os seus instintos e tentando descobrir mais sobre si, e o "passado", onde vamos conhecendo um pouco mais sobre todas as personagens e o percurso que as conduziu até ao "presente".

E Ken Follet conduz tudo isto de forma magistral, com personagens cativantes, uma história viciante que nos deixa a querer saber sempre mais e factos históricos que nos vão dando um contexto e enriquecendo um pouco mais.

Não consegui largar o livro até conseguir perceber a explicação para tudo o que se passava. O breakthrough dá-se finalmente a cerca de 3/4 do livro. A partir daí confesso que a história perdeu um pouco do interesse e tornou-se mais ou menos previsível. Mas no seu todo, recomendo vivamente o livro.

Sem comentários: